Quem és tu no Japão?
Comida Japonesa - 5 estrelas

Comida Japonesa - 5 estrelas

Sumos de manga ishigaki jima

Para mim, a comida japonesa é, a par da portuguesa, a melhor do mundo.

Não só porque é frequente o uso do peixe, assim como em Portugal, mas também porque têm sempre muito cuidado com o que comem. Por exemplo, a teoria do Go iro diz que todas a refeições devem ter cinco cores (Go = cinco e iro = cor). São elas o branco, preto, encarnado, verde e amarelo.

Este costume vem do tempo em que o Budismo foi introduzido no Japão e defende que tendo estas cinco cores temos todos os nutrientes necessários para uma refeição equilibrada ,e para além disso é agradável ao olhar.

 

No Japão os olhos também comem

Para os Japoneses uma refeição deve ser apreciada com os cinco sentidos, não apenas com o paladar e o olfato.

A visão é de extrema importância, revela-nos se a comida tem bom aspecto ou não, e se vem bem apresentada.

O toque (tacto) reflete-se no material da loiça ou dos Hashi (pauzinhos). Os de bamboo são mais frescos ao toque, e os de laca são mais quentes.

O ouvir (audição) pode parecer estranho, mas para os japoneses é de muita importância também. Um ambiente com muito barulho perturba os outros sentidos, e pode até adormecê-los. Num restaurante de Kaiseki (alta cozinha), o silêncio impera fazendo realçar os sabores de cada prato, enquanto que numa Izakaya o som da rua e das conversas animadas do fim de um dia de trabalho ajudam a disfarçar os sabores intensos.

Mas a dedicação que os japoneses prestam à comida começa muito antes da refeição. Começa na Produção. Prova disto é a fruta no Japão.

 

Fruta no Japão - Tudo na manga

Eu adoro fruta. Mas se tivesse que escolher uma preferida, seria manga. Quando pensamos em sítios ideais para comer manga, pensamos no Brasil, em Moçambique ou Colômbia. Tudo menos no Japão.

Pois foi lá que comi a melhor manga da minha vida, mais precisamente em Ishigakijima, no arquipélago de Okinawa. Aliás toda a fruta era saborosa.

Não é por acaso que assim é.

Os japoneses põem alma e coração em tudo o que fazem.

As horas que passam a cuidar de cada peça de fruta, pondo, por exemplo, folhas brancas em volta de cada manga para que toda a manga seja banhada pelo sol. Com esta técnica toda ela fica vermelha, e o cuidado é retribuído com um sabor doce e sumarento.

Poder beber um sumo de uma destas deliciosas mangas, numa falésia de uma ilha sub-tropical tendo só como horizonte o oceano pacífico, é "manganífico".

AUTOR: JORGE FERRÃO


Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.

11 SETEMBRO 2022
SABER MAIS

O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.

26 AGOSTO 2022
SABER MAIS

Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.

15 JUNHO 2022
SABER MAIS

No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.

08 ABRIL 2022
SABER MAIS

Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.

31 JANEIRO 2022
SABER MAIS

Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.

30 NOVEMBRO 2021
SABER MAIS

As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS