Quem és tu no Japão?
Cozinha Japonesa Soba bem

Cozinha Japonesa Soba bem

Shiitake no Soba

Soba bem

Nestes dias de confinamento nada melhor que almoçar algo que soba bem, perdão, saiba bem: Soba com Shitake e alho francês.
A soba é uma massa feita com farinha de trigo sarraceno, farinha de trigo e água das nascentes de cada região do Japão sendo por isso ligeiramente diferente de região para região.
A Soba é normalmente castanha clara, ou beje, e é cozinhada nas mais diferentes maneiras dando uma infinita possibilidade de combinações.
É tão característica do Japão, que é tradição na véspera de ano novo as famílias reunirem-se e comerem uma taça de toshikoshi-soba enquanto ouvem as 108 badaladas dos templos (Jo-ya no kane)
Este costume desenvolveu-se em meados da era EDO (1603-1867), e diz-se que por as massas serem longas, representam longevidade. Nada melhor do que desejar uma longa vida do que no ano novo!

Soba saberem a minha receita


Como disse há muitas maneiras de confecionar Soba, e eu tenho a minha que vou partilhar com vocês:

Ingredientes:
    -    1 alho francês
    -    200 gr de cogumelos Shitake
    -    1 cebola média
    -    2 dentes de alho
    -    azeite qb
    -    4 colheres de sopa de Sake
    -    2 colheres de sopa de Shoyo (molho de soja)
    -    Uma porção de Soba (normalmente os pacotes vêm com 3 porções)

Como fazer:
Eu prefiro fazer primeiro o acompanhamento da Soba do que a própria, isto porque a soba deve ser comida quente e se ficar muito tempo à espera, seca e cola-se.
Começo por fazer um estrugido ou refugado, conforme prefiram. Para quem não sabe é só deitar um pouco de azeite num wok, e juntar a cebola cortada aos bocadinhos. Depois de ficar ligeiramente translúcida, é só juntar os alhos.
Esperamos uns 3 minutos, para deixar apurar o estrugido em lume médio /alto, e juntamos os cogumelos Shitake previamente cortados em fatias.
Deixar cozinhar um pouco, e antes de deixarmos queimar a cebola juntamos o sake.
A seguir, juntamos o alho francês cortado também ele em fatias e deixamos cozinhar uns 8 minutos ou um pouco mais. Se virmos que temos pouco molho, juntamos um pouco mais de sake.
Quase no final, juntamos o molho de soja deixando apurar mais uns 5 minutos.
Quanto à Soba, mais ou menos a meio do processo ponham a água a aquecer, sem sal.
Juntem a Soba quando a água estiver a ferver, deixando estar uns 6 minutos a ferver (depende de massa para massa, mas normalmente o pacote diz o tempo). Se quiserem fazer da maneira tradicional, é só deixar a água ferver, deitar a Soba para lá, quando a água voltar a ferver contar uns dois minutos e já está!

Por fim é só empratar, e juntar wasabi para quem gosta, ou aguenta.

Vão ver que é tão delicioso que não Soba nada.

 

AUTOR: JORGE FERRAO


As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O pão, ou pan como se diz em japonês, foi levado pelos portugueses no séc XVI para o Japão, mas evolui de tal forma que, hoje é uma atracção para os olhos e para a boca.

11 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As sobremesas no Japão também são de modas. Umas mais trendy que outras mas todas elas saborosas. Descobre aqui a que estava na moda quando fui lá pela última vez.

09 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As bebidas no Japão não são só para beber, elas são para ver. Os japoneses gostam muito de coisas Kawaii e com o advento das redes sociais a partilha de fotos de comidas e bebidas cresceu brutalmente. Escolher uma bebida no Japão não é só pelo sabor mas também pelo aspecto. Afinal os olhos também bebem.

04 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS