Quem és tu no Japão?
Dá-me Edamame

Dá-me Edamame

Edamame

Sempre que vou a um restaurante japonês, a primeira coisa que penso é “Dá-me Edamame”.
Edamame são vagens de feijões de soja que depois de cozidas, e salpicadas com sal, dão um excelente aperitivo. Ideais no Verão, para saborear com amigos e com uma bebida refrescante na mão. Há quem prefira cerveja, eu prefiro sake frio.


Edamame dá que falar

O Edamame é como uma boa conversa, quando se começa, não se pára até não ter mais nada na boca. Ora é a vez de um, ora a vez de outro, todos acabam por ter a sua vez de expressar o que lhes vai na alma, enquanto os restantes têm a boca ocupada a tirar os feijões da vagem.


Sim porque, há uma técnica para comer os Edamame. E é de deixar a boca aberta.


Primeiro devem comer-se quentes, acabados de sair do tacho. Depois de salgados, devemos levar a vagem à boca e com os dentes semi-cerrados puxamos a vagem fazendo com que os feijões fiquem na boca.
Importante: não fazer como eu na primeira vez que comi Edamame, Não comer a vagem inteira! É um erro muito comum para quem nunca provou Edamame. Principalmente quando estamos num país onde tudo é novidade, com costumes muito diferentes dos nossos, como sorver as sopas em alto e bom som, ou comer o peixe cru.
Mas há coisas que são universais, como a amizade que se cultiva à volta de uns aperitivos deliciosos, e de umas cervejas fresquinhas numa tarde de Verão.

 

AUTOR: JORGE FERRAO


Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.

11 SETEMBRO 2022
SABER MAIS

O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.

26 AGOSTO 2022
SABER MAIS

Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.

15 JUNHO 2022
SABER MAIS

No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.

08 ABRIL 2022
SABER MAIS

Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.

31 JANEIRO 2022
SABER MAIS

Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.

30 NOVEMBRO 2021
SABER MAIS

As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS