Quem és tu no Japão?
Dá-me Edamame

Dá-me Edamame

Edamame

Sempre que vou a um restaurante japonês, a primeira coisa que penso é “Dá-me Edamame”.
Edamame são vagens de feijões de soja que depois de cozidas, e salpicadas com sal, dão um excelente aperitivo. Ideais no Verão, para saborear com amigos e com uma bebida refrescante na mão. Há quem prefira cerveja, eu prefiro sake frio.


Edamame dá que falar

O Edamame é como uma boa conversa, quando se começa, não se pára até não ter mais nada na boca. Ora é a vez de um, ora a vez de outro, todos acabam por ter a sua vez de expressar o que lhes vai na alma, enquanto os restantes têm a boca ocupada a tirar os feijões da vagem.


Sim porque, há uma técnica para comer os Edamame. E é de deixar a boca aberta.


Primeiro devem comer-se quentes, acabados de sair do tacho. Depois de salgados, devemos levar a vagem à boca e com os dentes semi-cerrados puxamos a vagem fazendo com que os feijões fiquem na boca.
Importante: não fazer como eu na primeira vez que comi Edamame, Não comer a vagem inteira! É um erro muito comum para quem nunca provou Edamame. Principalmente quando estamos num país onde tudo é novidade, com costumes muito diferentes dos nossos, como sorver as sopas em alto e bom som, ou comer o peixe cru.
Mas há coisas que são universais, como a amizade que se cultiva à volta de uns aperitivos deliciosos, e de umas cervejas fresquinhas numa tarde de Verão.

 

AUTOR: JORGE FERRAO


No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.

08 ABRIL 2022
SABER MAIS

Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.

31 JANEIRO 2022
SABER MAIS

Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.

30 NOVEMBRO 2021
SABER MAIS

As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS