Quem és tu no Japão?
Faz tempo que não vou a Okinawa

Faz tempo que não vou a Okinawa

Hau Tree Gelato

Hoje ao ver o boletim meteorológico no Japão lembrei-me que faz tempo que não vou a Okinawa.
Isto porque ontem tinha chovido mais num dia em Ishigakijima (uma ilha de Okinawa) do que durante o mês de Maio inteiro. E há razões para isso. Agora começam as monções chamadas Tsuyo no Japão. Começam em Okinawa e vão subindo até Honshû.

Apesar da quantidade enorme de chuva, as temperaturas são amenas e até mesmo quentes.

Eu fui duas vezes a Okinawa. Uma na Primavera, e outra no Outono. As temperaturas eram semelhantes. Aliás eram uma constante.

Okinawa é o Algarve dos Japoneses, com a diferença que não há autoestrada para lá chegar. Só barco ou avião.

As pessoas de Okinawa são mais relaxadas e descontraídas do que as do resto do Japão.
Para quem conhece Cabo Verde é possível fazer uma comparação com o estilo de vida morabeza, com as devidas ressalvas.

Da primeira vez que fui a Okinawa, estive em Okinawa Honto e nas ilhas Kerama.
Fiquei fascinado com a atmosfera que se sentia no ar, e com a simpatia e descontração das pessoas. Eram tão descontraídas que até o mestre de Karate, numa demonstração durante um festival em Nago, bateu com o Jo ( pau de madeira ) na sua própria cabeça e continuou com um sorriso na cara, e um galo na cabeça.

Da segunda vez que fui a Okinawa, estava com a minha mulher e fomos a Ishigakijima.
Quanto mais para sul vamos, mais descontraídas e curiosas são as pessoas, e mais quente é o tempo.

 


Ishigakijima é mais quente mas com um gelado único.

 

Ishigaki, é a capital e a única cidade da ilha de Ishigakijima e detentora de uma casa de gelados feitos à mão no momento, que são… maravilhosos. Foi o calor que nos levou a entrar na Hau tree gelato, após comermos uma refeição local num restaurante uns metros antes.

Ver o espetáculo de fazer um gelado a partir de um creme e ingredientes frescos que escolhemos em cima de uma placa metálica gelada foi delicioso, mas foi o calor humano da vendedora que nos derreteu.

Não foi só o gelado que foi fantástico nessa ilha. As pessoas, a paisagem, as praias e até o sumo de manga, de que já falei aqui no blog, eram maravilhosos mas o sabor único daquele gelado ficou freezed na minha memória.

AUTOR: JORGE FERRAO


As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O pão, ou pan como se diz em japonês, foi levado pelos portugueses no séc XVI para o Japão, mas evolui de tal forma que, hoje é uma atracção para os olhos e para a boca.

11 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As sobremesas no Japão também são de modas. Umas mais trendy que outras mas todas elas saborosas. Descobre aqui a que estava na moda quando fui lá pela última vez.

09 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As bebidas no Japão não são só para beber, elas são para ver. Os japoneses gostam muito de coisas Kawaii e com o advento das redes sociais a partilha de fotos de comidas e bebidas cresceu brutalmente. Escolher uma bebida no Japão não é só pelo sabor mas também pelo aspecto. Afinal os olhos também bebem.

04 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS