Quem és tu no Japão?
Faz tempo que não vou a Okinawa

Faz tempo que não vou a Okinawa

Hau Tree Gelato

Hoje ao ver o boletim meteorológico no Japão lembrei-me que faz tempo que não vou a Okinawa.
Isto porque ontem tinha chovido mais num dia em Ishigakijima (uma ilha de Okinawa) do que durante o mês de Maio inteiro. E há razões para isso. Agora começam as monções chamadas Tsuyo no Japão. Começam em Okinawa e vão subindo até Honshû.

Apesar da quantidade enorme de chuva, as temperaturas são amenas e até mesmo quentes.

Eu fui duas vezes a Okinawa. Uma na Primavera, e outra no Outono. As temperaturas eram semelhantes. Aliás eram uma constante.

Okinawa é o Algarve dos Japoneses, com a diferença que não há autoestrada para lá chegar. Só barco ou avião.

As pessoas de Okinawa são mais relaxadas e descontraídas do que as do resto do Japão.
Para quem conhece Cabo Verde é possível fazer uma comparação com o estilo de vida morabeza, com as devidas ressalvas.

Da primeira vez que fui a Okinawa, estive em Okinawa Honto e nas ilhas Kerama.
Fiquei fascinado com a atmosfera que se sentia no ar, e com a simpatia e descontração das pessoas. Eram tão descontraídas que até o mestre de Karate, numa demonstração durante um festival em Nago, bateu com o Jo ( pau de madeira ) na sua própria cabeça e continuou com um sorriso na cara, e um galo na cabeça.

Da segunda vez que fui a Okinawa, estava com a minha mulher e fomos a Ishigakijima.
Quanto mais para sul vamos, mais descontraídas e curiosas são as pessoas, e mais quente é o tempo.

 


Ishigakijima é mais quente mas com um gelado único.

 

Ishigaki, é a capital e a única cidade da ilha de Ishigakijima e detentora de uma casa de gelados feitos à mão no momento, que são… maravilhosos. Foi o calor que nos levou a entrar na Hau tree gelato, após comermos uma refeição local num restaurante uns metros antes.

Ver o espetáculo de fazer um gelado a partir de um creme e ingredientes frescos que escolhemos em cima de uma placa metálica gelada foi delicioso, mas foi o calor humano da vendedora que nos derreteu.

Não foi só o gelado que foi fantástico nessa ilha. As pessoas, a paisagem, as praias e até o sumo de manga, de que já falei aqui no blog, eram maravilhosos mas o sabor único daquele gelado ficou freezed na minha memória.

AUTOR: JORGE FERRAO


Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.

11 SETEMBRO 2022
SABER MAIS

O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.

26 AGOSTO 2022
SABER MAIS

Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.

15 JUNHO 2022
SABER MAIS

No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.

08 ABRIL 2022
SABER MAIS

Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.

31 JANEIRO 2022
SABER MAIS

Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.

30 NOVEMBRO 2021
SABER MAIS

As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS