Quem és tu no Japão?
Há nove anos que o Japão mudou

Há nove anos que o Japão mudou

Às 14:46 JST de 11 de março um grande tremor de terra seguido por um tsunami como nunca antes registado na história do Japão, levou a vida de 15.899 pessoas, e 2.529 desapareceram sem deixar rasto.

Para além das vidas, o tsunami levou também casas, templos e história consigo.
O reator nuclear de Fukushima foi também afetado resultando no segundo maior caso de acidentes nucleares.


Perante tanta desgraça, este tremor de terra serviu para abalar e acordar um povo adormecido e resignado.


Os japoneses começaram a pôr certas coisas em causa, e a adoptarem um estilo de vida diferente que não fosse só trabalho e obediência cega às instituições e governo.
Começaram a deixar os seus trabalhos, e a mudarem-se para o interior para seguir os seus sonhos e estarem mais em contacto com a natureza e as suas origens.
Houve muitos que voltaram para as suas aldeias e cidades natais afetadas para ajudarem a reconstruir e a dar-lhes uma nova vida.
Houve uma corrente de solidariedade a nível nacional, que embora característica neste povo, alcançou dimensões nunca antes vistas.

O Japão sempre se adaptou ao longo dos anos a todas as adversidades que lhes têm assolado, mas desta vez foi mais além: mudou.

 

Há nove anos que o mundo mudou.


A ilha de Honshu deslocou-se 2,8 metros para Este e o eixo da terra deslocou-se entre 10 a 25 cm aumentando a velocidade da terra fazendo com que os dias ficassem 1,8 micro-segundos  mais curtos.


Não sei se por estas razões, mas a verdade é que também nos aproximou todos um pouco mais.


Aproximou-nos em torno de causas como o clima e o ambiente; aproximou-nos como sociedade em prol de causas mais humanitárias e menos materiais; aproximou-nos como família, dando mais importância aos momentos que passamos juntos.
Talvez o mundo não tenha mudado muito, mas a percepção que temos dele mudou certamente.

 


Há nove anos que o meu mundo mudou.


Há nove anos ao ver esta tragédia na TV algo em mim mudou.
Trabalhava, então, numa agência de publicidade conceituada e gostava do que fazia.


Eu e a minha mulher estávamos à espera do nosso primeiro filho, e contra tudo o que seria lógico decidi deixar o meu trabalho a tempo inteiro para ser pai a tempo inteiro.


Foi uma mudança radical na minha vida, que mudou-me como pessoa, trouxe-me o meu maior presente e permitiu-me ser um pai sempre presente.

 

Nove anos - Novos anos


Passaram nove anos desde que esta tragédia se abateu sobre o mundo e muita coisa aconteceu desde lá para cá.

É preciso tempo, para conseguirmos ver que um acontecimento que na altura era uma catástrofe sem solução, passado uns anos floresce e volta a dar esperança.


Para mim, quem melhor o representou foi um artista japonês, Manabu Ikeda, com o seu quadro Rebirth drawings.
Nesse quadro, o artista desenha uma árvore que nasce dos escombros do tsunami e que dá flores com pétalas como bebés.
Demorou-lhe 3 anos, 3 meses e 12 dias para acabar esta metáfora, que demora a certas pessoas uma vida inteira para perceber.

A vida é um ciclo, e da destruição nascem novas oportunidades e novas vidas.


Há nove anos enquanto uma parte de mim mudava para sempre, nascia um pai para sempre.

 

AUTOR: JORGE FERRAO


As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O pão, ou pan como se diz em japonês, foi levado pelos portugueses no séc XVI para o Japão, mas evolui de tal forma que, hoje é uma atracção para os olhos e para a boca.

11 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As sobremesas no Japão também são de modas. Umas mais trendy que outras mas todas elas saborosas. Descobre aqui a que estava na moda quando fui lá pela última vez.

09 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As bebidas no Japão não são só para beber, elas são para ver. Os japoneses gostam muito de coisas Kawaii e com o advento das redes sociais a partilha de fotos de comidas e bebidas cresceu brutalmente. Escolher uma bebida no Japão não é só pelo sabor mas também pelo aspecto. Afinal os olhos também bebem.

04 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS