Quem és tu no Japão?
Hanami - nunca visto

Hanami - nunca visto

Hanami - cerejeiras em flor

Hanami é a festa por que tantos japoneses esperam durante o ano inteiro.

Traduzindo livremente quer dizer observar flores.


Observar flores de cerejeira é um costume que vem desde há muitos anos, por esta flor representar a filosofia de vida dos japoneses.
A flor de cerejeira desabrocha ao fim de um ano, e somente durante uma semana, definhando logo de seguida dando lugar ao fruto. E assim é a vida, de acordo com os japoneses.


Existe uma breve semana que a beleza impera por todo o Japão em forma de flores de cerejeira.


Os japoneses levam esse fenómeno muito a sério, tendo um serviço meteorológico que prevê o desabrochar das sakura (cerejeiras) por todo o Japão.
Mas este ano, devido à situação mundial em que vivemos, foram proibidas as habituais aglomerações e festas debaixo das cerejeiras.
Mesmo assim houve uma concentração maior do que aconselhado.
Isto é algo nunca visto.


Como manter a tradição em tempos de aflição

Não podendo haver aglomerações de pessoas devido ao vírus, os japoneses tiveram que se adaptar tal como o mundo inteiro.

Mas num país que a densidade populacional é das mais elevadas do mundo, é um desafio.

A cerimónia de homenagem aos mortos do bombardeamento de 10 de Março 1945 (fazia este ano 75 anos), e também a cerimónia aos mortos do Tsunami de 11 de Março de 2011 foram canceladas.

Outros eventos que estavam planeados, e que agora estão em risco como os jogos Olímpicos, também tiveram as suas cerimónias habituais alteradas, como por exemplo a chegada da tocha Olímpica ao Japão e o acender da pira em Fukushima, local onde vai começar o périplo da tocha pelas 47 prefeituras do Japão, foram acompanhadas somente pela comunicação social e por poucas pessoas.

No entanto, o Japão não deixou de executar certos eventos ou tradições, embora em situações sem precedentes. Por exemplo o torneio de Sumo que acabou este Domingo, foi transmitido a partir de Osaka para o país inteiro, e até para o mundo, com a particularidade de não ter nem uma única pessoa no público a assistir. Se nós que assistimos em casa achámos estranho, imaginem os rikishi (vulgarmente chamados de lutadores de Sumo) como devem ter sentido a falta de apoio e emoção a que estão habituados há séculos.


Estes são tempos que tal como a impermanência das cerejeiras em flor, nos ensinam a valorizar o dia a dia.

AUTOR: JORGE FERRAO


As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O pão, ou pan como se diz em japonês, foi levado pelos portugueses no séc XVI para o Japão, mas evolui de tal forma que, hoje é uma atracção para os olhos e para a boca.

11 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As sobremesas no Japão também são de modas. Umas mais trendy que outras mas todas elas saborosas. Descobre aqui a que estava na moda quando fui lá pela última vez.

09 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As bebidas no Japão não são só para beber, elas são para ver. Os japoneses gostam muito de coisas Kawaii e com o advento das redes sociais a partilha de fotos de comidas e bebidas cresceu brutalmente. Escolher uma bebida no Japão não é só pelo sabor mas também pelo aspecto. Afinal os olhos também bebem.

04 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS