Quem és tu no Japão?
Japão em transformação

Japão em transformação

Kaminarimon - Fujir | viagens Japão

O Japão está em transformação. Para quem conhece o Japão, não parece novidade nenhuma, já que desde sempre o Japão está em transformação, seja geologicamente, seja sociologicamente.

No meio de tanta transformação, o Japão não perde a sua essência porque o povo japonês teima em manter as tradições e costumes apesar das adversidades.

Exemplo disso foi a lanterna de Asakusa que foi mudada ontem (17 de Abril de 2020) como é hábito, em cada 10 anos, desde 1960. A diferença foi que em vez de milhares pessoas a assistirem a este evento, estiveram pouco mais de 15 pessoas, por causa do Covid 19.

Apesar da adversidade, não se deixou de cumprir a tradição que, chegara alguns anos mais cedo, porque os jogos Olímpicos iriam ser realizados este ano.

A foto que está neste blog (2010) é anterior à última lanterna que datava de 2013 que fora construída por Takahashi Chōchin K.K para Kaminarimon ( O portão do Trovão) do templo Sensoji em Asakusa.

Como as suas antecessoras a grande lanterna mede 3,9 metros de altura e 3,3 metros de diâmetro, e pesa cerca de 700Kg.

No dia 10 de Abril a antiga lanterna foi desmontada e, ontem, a nova montada num local que costumava receber 30 milhões de turistas todos os anos.


Made in China vs Made in Japan

 

A economia japonesa teve que se adaptar nos anos 90 ao rebentamento da bolha económica que deixava a maior economia do mundo de um momento para o outro com um défice, que só agora, nestes últimos anos, começava a recuperar.

A China começou a surgir como alternativa barata de mão de obra, e muitas empresas mundiais começaram a mudar-se para lá. O Japão não foi exceção.

Nestes últimos anos, com o aumento do poder económico chinês, e com a quase total paralisação de fornecimento de partes e bens vindos da China, devido ao Corona vírus, os papéis inverteram-se.

Os japoneses começaram a sentir que depender de terceiros pode ser um problema, e algo a rever para que a sua indústria e economia não parem.

Começou a haver um movimento empresarial, apoiado pelo governo, de repatriamento de empresas com produção fora do país.

Acho que ninguém sabe como vai acabar esta senda económica, mas confesso que sinto algum entusiasmo em poder voltar a ver Made in Japan como nos anos 80.

AUTOR: JORGE FERRAO


As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O pão, ou pan como se diz em japonês, foi levado pelos portugueses no séc XVI para o Japão, mas evolui de tal forma que, hoje é uma atracção para os olhos e para a boca.

11 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As sobremesas no Japão também são de modas. Umas mais trendy que outras mas todas elas saborosas. Descobre aqui a que estava na moda quando fui lá pela última vez.

09 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As bebidas no Japão não são só para beber, elas são para ver. Os japoneses gostam muito de coisas Kawaii e com o advento das redes sociais a partilha de fotos de comidas e bebidas cresceu brutalmente. Escolher uma bebida no Japão não é só pelo sabor mas também pelo aspecto. Afinal os olhos também bebem.

04 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS