Quem és tu no Japão?
Lavar com Tawashi é limpinho.

Lavar com Tawashi é limpinho.

Tawashi| Fujir - viagens ao Japão

Apesar de ter mais de cem anos, só há pouco tempo é que descobri que lavar com Tawashi é limpinho. Dá para limpar frigideiras sem riscar, limpar as cascas dos vegetais e até lavar a loiça, tudo com propriedades anti-bacterianas.
Kamenoko Tawashi é um utensílio de cozinha usado no Japão há mais de um século.
Inventado em 1907, surgiu de um negócio falhado de tapetes de fibras de palmeiras que Seizaemon Nishio tinha enveredado. Após observar que a sua mulher aproveitava as sobras dos tapetes para fazer umas escovas para limpar os shoji (janelas e portas deslizastes de papel washi tipicamente japoneses) e até vegetais na cozinha, Seizaemon criou o negócio de Tawashi do pé para a mão.

A forma como se forma uma forma de tartaruga

Seizaemon, usou a mesma técnica que usava para os tapetes, que consistia em alinhar as fibras de palmeira do mesmo tamanho e prendê-las com um arame torcido. No fim dobrava o arame e a forma resultante fazia lembrar uma tartaruga bébe.

Daí o nome Kamenoko (tartaruga bébe) Tawashi (escova).

No Japão a tartaruga representa a longevidade e boa sorte e parece que foi assim com o negócio de Seizaemon.

 

AUTOR: JORGE FERRÃO


Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.

11 SETEMBRO 2022
SABER MAIS

O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.

26 AGOSTO 2022
SABER MAIS

Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.

15 JUNHO 2022
SABER MAIS

No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.

08 ABRIL 2022
SABER MAIS

Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.

31 JANEIRO 2022
SABER MAIS

Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.

30 NOVEMBRO 2021
SABER MAIS

As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS