
Apesar de ter mais de cem anos, só há pouco tempo é que descobri que lavar com Tawashi é limpinho. Dá para limpar frigideiras sem riscar, limpar as cascas dos vegetais e até lavar a loiça, tudo com propriedades anti-bacterianas.
Kamenoko Tawashi é um utensílio de cozinha usado no Japão há mais de um século.
Inventado em 1907, surgiu de um negócio falhado de tapetes de fibras de palmeiras que Seizaemon Nishio tinha enveredado. Após observar que a sua mulher aproveitava as sobras dos tapetes para fazer umas escovas para limpar os shoji (janelas e portas deslizastes de papel washi tipicamente japoneses) e até vegetais na cozinha, Seizaemon criou o negócio de Tawashi do pé para a mão.
Seizaemon, usou a mesma técnica que usava para os tapetes, que consistia em alinhar as fibras de palmeira do mesmo tamanho e prendê-las com um arame torcido. No fim dobrava o arame e a forma resultante fazia lembrar uma tartaruga bébe.
Daí o nome Kamenoko (tartaruga bébe) Tawashi (escova).
No Japão a tartaruga representa a longevidade e boa sorte e parece que foi assim com o negócio de Seizaemon.
Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.
Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.
Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.
As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão
Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.
Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.
O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?
Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.