Quem és tu no Japão?
Não há Beringela sem senão

Não há Beringela sem senão

Nasu-Dengaku

Nasu Dengaku é uma maneira deliciosa de confecionar uma bela beringela.

Aproxima-se o Verão, e com ele a época das Beringelas, Nasu no Japão.
Existem muitos tipos de beringelas no Japão, como é um país longo e com vários climas, dá origem a várias formas de beringela.
Existem as estreitas (Naga-nasu), as tipo pera (Kinchaku-nasu), as redondas (Maru-nasu) e muitas mais como as Mizu-nasu,e Senryo-nasu por exemplo.
As do Sul do Japão, tendem a ser mais longas e macias. As do Norte, tendem a ser mais redondas e firmes.
Como são fáceis de criar, existem sempre em novas formas.

Originária da Índia, a beringela é muito resistente ao calor.
Chegaram ao Japão por volta do século VIII. A zona de Niigata é a que tem a maior área de produção de beringelas no Japão.

As maneiras preferidas de os japoneses as confecionarem são em pickles ou grelhadas.
Em Niigata, existe até uma variedade que se chama Yaki-nasu para comer grelhada, tal como o nome diz (Yaku é grelhado). Bastam 15 minutos a grelhar e depois é só comer.
No final de Outubro, chega a época da colheita, e as beringelas podem a chegar a 30 cm de tamanho, e a pesar 300 gramas.


Um dos segredos para terem umas boas beringelas é cobrir de palha os campos para prevenir os salpicos da chuva que estragam as beringelas. Também ajuda a aquecer o campo, evitando assim as ervas daninhas.

Existem variedades raras, e outras quase extintas, como a Shimami-nasu que agricultores como os Taka decidiram replantar. Esta beringela é muito parecida com a Maru-nasu, mas é mais escura e firme. As principais características numa beringela deste estilo são a cor e o brilho.

Também há beringelas totalmente diferentes na sua cor, como as Sasakami-nasu que são verdes e podem comer-se cruas como uma maçã.
Um agricultor em Agano chamado Mamoru Araki é um dos que planta esta raridade.

Normalmente uma planta de beringela dá cerca de 200 beringelas, mas a de Sasakami dá somente 30.

Os japoneses são mestres em fazer pickles de tudo, e de várias formas.
As beringelas não são excepção. Uma das formas que uma famosa empresa que fabrica telhas arranjou de confecionar as suas beringelas é em barro.

Enchem um balde de barro, juntam água até cobrir o barro e adicionam 5 colheres de sal.
Misturam e depois metem as beringelas lá dentro. Ficam então com um peso em cima durante dois dias.

A beringela faz parte da vida dos japoneses, e tem tamanha importância que até existe uma cor de elite de Indigo usada nos melhores Kimonos chamada NasuKon ou azul beringela.


Nasu Dengaku - que bela beringela

O prato que fiz, Nasu dengaku, é um prato um pouco doce mas muito saboroso. Embora seja um prato que se come quente, é bom para qualquer altura do ano.

É simples e delicioso!
Põe-se a beringela numa grelha, ou no forno, e depois é só juntar o Shirodengaku Miso (molho de Miso) que a torna irresistível.

Ingredientes para o molho de Miso:

  • 150g Miso branco
  • 30g de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de sementes de sésamo moídas
  • 2 colheres de chá de mirin
  • 2 colheres de chá de sake

Preparação:

Juntar todos os ingredientes numa panela e misturar bem.
Cozinhar em lume médio, mexendo constantemente até ferver. Reduzir o lume até o miso ficar uma pasta espessa.

Um prato delicioso, e guloso, para quem gosta de beringela com um toque japonês. Depois é que são elas.

 

 

 

AUTOR: JORGE FERRAO


As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O pão, ou pan como se diz em japonês, foi levado pelos portugueses no séc XVI para o Japão, mas evolui de tal forma que, hoje é uma atracção para os olhos e para a boca.

11 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As sobremesas no Japão também são de modas. Umas mais trendy que outras mas todas elas saborosas. Descobre aqui a que estava na moda quando fui lá pela última vez.

09 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As bebidas no Japão não são só para beber, elas são para ver. Os japoneses gostam muito de coisas Kawaii e com o advento das redes sociais a partilha de fotos de comidas e bebidas cresceu brutalmente. Escolher uma bebida no Japão não é só pelo sabor mas também pelo aspecto. Afinal os olhos também bebem.

04 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS