Quem és tu no Japão?
No Japão, o Verão é altura de passar cartão

No Japão, o Verão é altura de passar cartão

Shochuumimai | Fujir - viagens ao Japão

Diferente dos votos de Feliz Natal ou de Parabéns, no Japão, o Verão é altura de passar cartão. Segundo a tradição japonesa, esta é a altura do ano em que devemos enviar um cartão escrito para sabermos como os amigos, familiares ou colegas têm passado o Verão, época desafiante para a saúde pelo intenso calor e elevados níveis de humidade.

Teve um bom Verão? O calor foi suportável? Estão todos bem e com saúde?

Os shochuu mimai são enviados até dia 7 de agosto, mas se forem remetidos depois – no limite até ao final do mês – passam a chamar-se zansho mimai. A distinção explica-se pelo calendário tradicional do Japão, em vigor até 1873, altura em que foi adotado o gregoriano. Na versão tradicional primeiro calendário, que era lunar, o Verão acabava no dia 7 de Agosto e no dia 8 começava o Outono.
Por essa razão, enviava-se um cartão escrito para desejar que tenham tido um bom Verão antes do fim do Verão. Com a adopção do novo calendário gregoriano, e o consequente “prolongamento” do Verão, os japoneses, que são exímios em manter as tradições e adaptá-las às novas realidades sem perderem a sua essência, diferenciaram os tipos de cartão que se enviam.


Um Verão como manda a tradição


Mas não é somente nos cartões que se evidenciam essas datas tradicionais, para ser um Verão como manda a tradição é preciso vermos as datas dos matsuri (festivais locais) que se mantêm inalteradas há séculos como o Gion Matsuri em Kyoto que dura grande parte do mês de Julho mas tendo o seu pico nos dias 14 a 17 de Julho. Ou como festivais nacionais como Tanabata que ocorre a 7 de Julho e que consiste em pedir desejos em papeis coloridos sob as estrelas.
O dia 7 de Agosto é também quando se fazem limpezas nos templos, como o daibutsu em Nara, indicando o início de uma nova época.

Até os anos do zodiaco influenciam crenças e costumes. Por exemplo as umeboshi que são preparadas no Verão, podem ser conservadas durante meses dentro de um jarro bem fechado e no frigorífico, mas se forem feitas no ano do signo macaco podem durar anos sem se estragarem.


São imensos os exemplos de como o Japão consegue conciliar o antigo com o novo, o tradicional com o moderno. Está patente no dia a dia, até na contagem do tempo.
É muito comum vermos calendários no Japão com os dois sistemas, como a contagem dos anos que para além de usarem os mesmos que nós, usam também o ano da era do actual Imperador:


assim, atualmente estamos em 2022 e também no ano Reiwa 4 no Japão.

A melhor tradição do Japão é a sua constantes renovação e esse é o seu melhor cartão de boas vindas.

AUTOR: JORGE FERRAO


Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.

11 SETEMBRO 2022
SABER MAIS

O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.

26 AGOSTO 2022
SABER MAIS

Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.

15 JUNHO 2022
SABER MAIS

No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.

08 ABRIL 2022
SABER MAIS

Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.

31 JANEIRO 2022
SABER MAIS

Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.

30 NOVEMBRO 2021
SABER MAIS

As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS