Quem és tu no Japão?
O pão no Japão é uma atracção

O pão no Japão é uma atracção

Konel_bread

A maioria das pessoas associa o arroz como o principal ingrediente para a comida japonesa, ao ponto de gohan, nome dado a refeição, significar arroz. Mas desde 2014, as vendas de pão superaram as do arroz.
Em 2016, tornou-se uma moda tal que surgiu uma palavra nova Moedan que é a junção de Moe (adorar) e dan (pedaço ou fatia), que define o movimento de usar pedaços de pão bem recheados de tudo um pouco, desde que fiquem bem na fotografia e no paladar.
Esta moda alastrou-se para outras áreas como o sushi, dando origem a várias formas e fotografias espectaculares.

Em 2020, a moda do pão é ser premium e japonês. Por exemplo, numa loja em Meguro-ku há uma loja que vende pão de forma a 3.000 ienes por pão o que é sensivelmente 10 vezes o preço de um pão normal. A justificação é o uso de manteiga de alta qualidade, e demorar 72 horas para levedar, o que não permite o uso de máquinas para o fazer. Outras lojas vendem pão com azuki, trazendo o sabor tradicional japonês para esta nova tendência.

Há também um movimento de fazer ilustrações com pão à semelhança dos doces Kintaro. On-line há uma página Konel_bread que ilustra bem esta tendência.

Ran é a ilustradora de pão responsável por esta página e tendência, fazendo verdadeiras obras de arte tudo com ingredientes e corantes naturais tais como beterraba, espinafres, abóbora e batata doce roxa.

Faz de tudo um pouco, desde réplicas de mona lisa, a um pão oco com vários ursos, e outras formas no interior, todas feitas de pão.
Até um Domo-kun foi feito em pão!

Como podem ver, nas mãos de Ran, o pão é muito mais do que uma ilustração.

AUTOR: JORGE FERRAO


As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O pão, ou pan como se diz em japonês, foi levado pelos portugueses no séc XVI para o Japão, mas evolui de tal forma que, hoje é uma atracção para os olhos e para a boca.

11 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As sobremesas no Japão também são de modas. Umas mais trendy que outras mas todas elas saborosas. Descobre aqui a que estava na moda quando fui lá pela última vez.

09 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As bebidas no Japão não são só para beber, elas são para ver. Os japoneses gostam muito de coisas Kawaii e com o advento das redes sociais a partilha de fotos de comidas e bebidas cresceu brutalmente. Escolher uma bebida no Japão não é só pelo sabor mas também pelo aspecto. Afinal os olhos também bebem.

04 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS