
A maioria das pessoas associa o arroz como o principal ingrediente para a comida japonesa, ao ponto de gohan, nome dado a refeição, significar arroz. Mas desde 2014, as vendas de pão superaram as do arroz.
Em 2016, tornou-se uma moda tal que surgiu uma palavra nova Moedan que é a junção de Moe (adorar) e dan (pedaço ou fatia), que define o movimento de usar pedaços de pão bem recheados de tudo um pouco, desde que fiquem bem na fotografia e no paladar.
Esta moda alastrou-se para outras áreas como o sushi, dando origem a várias formas e fotografias espectaculares.
Em 2020, a moda do pão é ser premium e japonês. Por exemplo, numa loja em Meguro-ku há uma loja que vende pão de forma a 3.000 ienes por pão o que é sensivelmente 10 vezes o preço de um pão normal. A justificação é o uso de manteiga de alta qualidade, e demorar 72 horas para levedar, o que não permite o uso de máquinas para o fazer. Outras lojas vendem pão com azuki, trazendo o sabor tradicional japonês para esta nova tendência.
Há também um movimento de fazer ilustrações com pão à semelhança dos doces Kintaro. On-line há uma página Konel_bread que ilustra bem esta tendência.
Ran é a ilustradora de pão responsável por esta página e tendência, fazendo verdadeiras obras de arte tudo com ingredientes e corantes naturais tais como beterraba, espinafres, abóbora e batata doce roxa.
Faz de tudo um pouco, desde réplicas de mona lisa, a um pão oco com vários ursos, e outras formas no interior, todas feitas de pão.
Até um Domo-kun foi feito em pão!
Como podem ver, nas mãos de Ran, o pão é muito mais do que uma ilustração.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.
Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.
Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.
As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão
Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.
Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.
O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?
Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.
O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.