Quem és tu no Japão?
O pão no Japão é uma atracção

O pão no Japão é uma atracção

Konel_bread

A maioria das pessoas associa o arroz como o principal ingrediente para a comida japonesa, ao ponto de gohan, nome dado a refeição, significar arroz. Mas desde 2014, as vendas de pão superaram as do arroz.
Em 2016, tornou-se uma moda tal que surgiu uma palavra nova Moedan que é a junção de Moe (adorar) e dan (pedaço ou fatia), que define o movimento de usar pedaços de pão bem recheados de tudo um pouco, desde que fiquem bem na fotografia e no paladar.
Esta moda alastrou-se para outras áreas como o sushi, dando origem a várias formas e fotografias espectaculares.

Em 2020, a moda do pão é ser premium e japonês. Por exemplo, numa loja em Meguro-ku há uma loja que vende pão de forma a 3.000 ienes por pão o que é sensivelmente 10 vezes o preço de um pão normal. A justificação é o uso de manteiga de alta qualidade, e demorar 72 horas para levedar, o que não permite o uso de máquinas para o fazer. Outras lojas vendem pão com azuki, trazendo o sabor tradicional japonês para esta nova tendência.

Há também um movimento de fazer ilustrações com pão à semelhança dos doces Kintaro. On-line há uma página Konel_bread que ilustra bem esta tendência.

Ran é a ilustradora de pão responsável por esta página e tendência, fazendo verdadeiras obras de arte tudo com ingredientes e corantes naturais tais como beterraba, espinafres, abóbora e batata doce roxa.

Faz de tudo um pouco, desde réplicas de mona lisa, a um pão oco com vários ursos, e outras formas no interior, todas feitas de pão.
Até um Domo-kun foi feito em pão!

Como podem ver, nas mãos de Ran, o pão é muito mais do que uma ilustração.

AUTOR: JORGE FERRAO


Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.

11 SETEMBRO 2022
SABER MAIS

O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.

26 AGOSTO 2022
SABER MAIS

Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.

15 JUNHO 2022
SABER MAIS

No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.

08 ABRIL 2022
SABER MAIS

Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.

31 JANEIRO 2022
SABER MAIS

Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.

30 NOVEMBRO 2021
SABER MAIS

As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS