Quem és tu no Japão?
Saborear Japão em Portugal

Saborear Japão em Portugal

Estamos todos em casa, e para que possamos saborear um pouco do Japão em Portugal eu decidi juntar duas coisas que gosto para ajudar a passar o tempo: Cozinhar e o Japão.

Vou cozinhar um prato japonês duas vezes por semana, para partilhar mais um pouco sobre o Japão, enquanto não podemos ir lá provar in loco.


Okonomiyaki para começar

Okonomiyaki para começar, não só porque é um dos meus pratos preferidos mas também porque a tradução quer dizer algo como “grelhado a seu gosto”.

Já escrevi aqui sobre Okonomiyaki e não quero repetir-me, ao contrário do que faço quando como Okonomiyaki ;)
Mas gostava de falar sobre a primeira vez que comi Okonomiyaki em Osaka com a minha mulher.


Dei por mim a cozinhar em Osaka, a cozinha do Japão.

Tínhamos chegado de Okinawa e depois de irmos ao Oceanário e de passearmos em Dotombori decidimos experimentar um dos pratos característicos de Osaka: Okonomiyaki.
Entrámos num restaurante da especialidade e foi-nos apontada uma mesa com uma chapa no meio (Teppan). Tinha pedido a minha mulher em casamento nessa viagem, e se existia um clima de paixão no ar, o calor entre nós aumentou ainda mais quando o empregado ligou a chapa e deu-nos a mistura que tínhamos previamente escolhido para nós cozinharmos.
Como todas as primeiras vezes, precisamos de orientações de alguém mais experiente. Desta vez não foi excepção, só que foi em japonês o que tornou um pouco mais difícil a tarefa.
Após algum esforço e suor, lá conseguimos fazer o nosso primeiro Okonomiyaki.
No fim valeu a pena, estava delicioso. Comer uma coisa ao nosso gosto com a pessoa que mais gostamos, no país que mais gosto é Sugoii.


Se quiserem experimentar coisas novas ou matar saudades deixo-vos aqui o link para o post sobre Okonomiyaki que contêm a receita ao meu gosto.

 

 

 

AUTOR: JORGE FERRAO


As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O pão, ou pan como se diz em japonês, foi levado pelos portugueses no séc XVI para o Japão, mas evolui de tal forma que, hoje é uma atracção para os olhos e para a boca.

11 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As sobremesas no Japão também são de modas. Umas mais trendy que outras mas todas elas saborosas. Descobre aqui a que estava na moda quando fui lá pela última vez.

09 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As bebidas no Japão não são só para beber, elas são para ver. Os japoneses gostam muito de coisas Kawaii e com o advento das redes sociais a partilha de fotos de comidas e bebidas cresceu brutalmente. Escolher uma bebida no Japão não é só pelo sabor mas também pelo aspecto. Afinal os olhos também bebem.

04 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS