Quem és tu no Japão?
Sobremesas Trendy no Japão

Sobremesas Trendy no Japão

Dorayaki sem anko

As sobremesas sempre foram uma deliciosa tradição no Japão. Como tudo no Japão, têm evoluindo, mantendo sempre uma ligação ao tradicional e natural, mas com influências vindas de fora.

Nos anos 2000’s, os crepes estavam na moda. Tinham normalmente chantilly, gelado e fruta e eram enrolados em cones por isso eram comidos on the go.

Em 2010, vieram as panquecas. As mais famosas e preferidas eram as de estilo havaiano.

Em Harajuku haviam pelo menos 10 lojas num raio de 600 metros.

Ao bom estilo japonês, haviam de todo o género e sabor, do melão ao merengue.

Em 2017, kakigori (gelo laminado normalmente coberto com xaropes) ficou na moda. Apesar de ser uma sobremesa tradicional do verão, com o advento do instagram, as sobremesas tinham que ser fotogénicas e daí surgiram outras formas de apresentar kakigori.
Apareceu em forma de bolos com creme e fruta por fora, sendo por dentro gelo com xarope, e também tipo leite creme, em que o kakigori era coberto de açúcar posteriormente queimado ao bom estilo tradicional português.

Em 2019, seguindo a moda do fotogénico e bonito para o on-line, surgiram bolos em forma de pratos tradicionais japoneses tais como Ramem e Sukiyaki.

A moda actual, muito afetada pelo efeito do coronavirus e do regresso ao natural, mas como sempre com um toque de evolução, são morangos caramelizados, que derivam das tradicionais maçãs caramelizadas. Parecem pequenas jóias que brilham nas fotos e nos olhos de quem as come. Em Harajuku, perto da estação, há uma loja famosa que atrai muitos fãs.

Ainda no conceito de evolução, Dango, que é um bolinho de arroz normalmente coberto com açúcar e molho de soja, evoluiu para coberturas mais complexas e requintadas como manga, morango ou pasta de feijão doce.

Esta moda, é especialmente incentivada por uma loja em Asakusa, que pensou numa maneira de fazer esta tradicional sobremesa evoluir para ser mais prática sendo assim possível ser comida por pessoas que usassem Kimonos, só com uma mão livre.

A evolução não pára aqui, por exemplo Mont Blanc que é uma sobremesa favorita dos japoneses por parecer o monte branco dos Alpes. Cresceu de tamanho, e levou uns afinamentos tornando-se numa moda actual. O tamanho actual é 3 vezes superior ao tradicional, atingindo 15 cm de altura, é composto essencialmente por pão de ló com merengue e chantilly, cobertos por um creme de castanhas em forma de esparguete.

 

As minhas panquecas

O que estava na moda quando fui ao Japão pela última vez, eram as panquecas. Sim já lá vai muito tempo, mas o sabor incrível daquelas panquecas perdura na minha cabeça.

Recriei aqui uma receita adaptada de Dorayaki, que normalmente são recheadas com anko, mas eu prefiro cobri-las com geleia de arroz.

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 90 gramas de açucar de coco
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 160 gramas de farinha
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de sopa de água
  • óleo de coco para untar a frigideira

Como preparar:

Batemos os ovos com o açucar e o mel. Depois peneiramos a farinha e o fermento para a taça com os ovos e continuamos a bater.
Cobrimos com uma película de plástico e deixamos repousar no frigorífico durante 15 minutos.
Tiramos a película e junatmos a colher de água enquanto envolvemos mais uma vez.

Enquanto isto vamos aquecendo uma frigideira untada com óleo de coco mas sem excesso (eu passo um papel a seguir para tirar o excesso) e começamos a juntar porções equivalentes mais ou menos a 3 colheres de sopa de cada vez. Deixamos fritar até começar a aparecre bolhas e viramos durante mais 30 segundos. E já está.

Deixem-se de modas e juntem o que quiserem para acompanhar.

 

AUTOR: JORGE FERRAO


As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS

O Ramen era um prato, até há pouco tempo, desconhecido pela maioria dos portugueses. Tem tido uma crescente procura no ocidente. MAs como era no Oriente?

04 MARÇO 2021
SABER MAIS

Miso Shiru é uma sopa japonesa, que tal como o sushi, caracteriza a comida japonesa no seu geral. Mas é muito mais do miso.

18 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O Kit kat no Japão tem uma oferta que promete, chegando a ter tido mais de 300 edições limitadas de diferentes sabores. Gosto mais de chocolate preto mas o Kit kat de match não fica atrás.

16 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

O pão, ou pan como se diz em japonês, foi levado pelos portugueses no séc XVI para o Japão, mas evolui de tal forma que, hoje é uma atracção para os olhos e para a boca.

11 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As sobremesas no Japão também são de modas. Umas mais trendy que outras mas todas elas saborosas. Descobre aqui a que estava na moda quando fui lá pela última vez.

09 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS

As bebidas no Japão não são só para beber, elas são para ver. Os japoneses gostam muito de coisas Kawaii e com o advento das redes sociais a partilha de fotos de comidas e bebidas cresceu brutalmente. Escolher uma bebida no Japão não é só pelo sabor mas também pelo aspecto. Afinal os olhos também bebem.

04 FEVEREIRO 2021
SABER MAIS