Quem és tu no Japão?
Ukiyo-e - Entra nesta onda

Ukiyo-e - Entra nesta onda

A grande onda de Kanagawa | Fujir - viagens ao Japão

A onda de Hokusai é muito mais do que um famoso Ukiyo-e.

Chamado a Grande onda de Kanagawa é o primeiro de uma série de 36 imagens do monte Fuji produzida em 1830.

É a obra mais conhecida de Hokusai e uma das mais conhecidas da arte japonesa em termos mundiais.


O famoso Ukiyo-e retrata a época de pesca do Bonito que era levado por barcos, chamados de oshiokuri-bune, de oito remadores e mais dois de reserva para chegar a EDO o mais rápido possível para estarem frescos e ganharem 2 ou mesmo 3 moedas de ouro com isso.

Era uma corrida onde arriscavam a vida num mar revolto com ondas que parecem ter garras que querem os levar para o fundo. O monte fuji está com neve por isso deve ser em meados de Abril que é a época do Bonito. E o facto de termos uma zona sombreada na base do monte quer dizer que deve ser cedo de manhã.


Existem pormenores como a semelhança da segunda onda com o monte Fuji, que revelam a mestria de composição de imagem de Hokusai.

Foi esta onda que levou Hokusai além mares.


Ukiyo-e que o Hokusai tem?

 

O que é que o Hokusai tem para ter atingido fama mundial, que outros artistas de Ukiyo-e não têm?


Hokusai nasceu em Edo (agora Tokyo) numa família de artesãos. O pai fazia espelhos e pensa-se que Hokusai, com seis anos e com o nome de Tokitaro, tenha começado a fazer desenhos decorativos nas molduras dos espelhos.
Hokusai foi o artista japonês que mais nomes teve. A tal ponto que é possível através do nome nas obras perceber em que estágio da vida de artista estaria.


Após ter ido trabalhar para uma livraria aos 12 e posteriormente, aos 14 anos, ter ido trabalhar com um entalhador como aprendiz, Hokusai mudou a primeira vez de nome aos 19, um ano depois de ter entrado na famoso estúdio de Ukiyo-e, Katsukawa Shunsho.

Ukiyo-e é uma técnica de gravuras feita com moldes de madeira esculpidos, e que significa literalmente “Desenhos de um mundo flutuante”

Em 1804 ele ficou famoso como artista quando pintou, durante um festival em Edo, um desenho com 240m2 de um monge budista chamado Daruma.
Em 1814, ele publicou o primeiro de quinze volumes de desenhos chamados de Manga.
Em 1830 publicou as 36 imagens do monte Fuji. Continuou a publicar obras e a mudar de nome até à sua morte em 1849 aos 89 anos de idade.


A onda de Kanagawa foi uma gota no oceano nas muitas obras de Hokusai mas foi, para mim, a melhor que deu à costa.

 

AUTOR: JORGE FERRAO


Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.

11 SETEMBRO 2022
SABER MAIS

O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.

26 AGOSTO 2022
SABER MAIS

Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.

15 JUNHO 2022
SABER MAIS

No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.

08 ABRIL 2022
SABER MAIS

Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.

31 JANEIRO 2022
SABER MAIS

Tawashi é uma pequena escova que existe há mais de um século no Japão e que tem uma história curiosa, por isso dizer que lavar com Tawashi é limpinho é pouco.

30 NOVEMBRO 2021
SABER MAIS

As beringelas são dos vegetais mais apreciados no Japão. Há muitas maneiras de as confecionar e apreciar. Se quiserem saber um pouco mais desta magnífica iguaria é só carregar no botão

31 MAIO 2021
SABER MAIS

Gyoza é uma entrada japonesa originária da China, que o Japão a transformou à sua maneira. Quem gosta de Gyoza deve carregar no saber mais.

25 MARÇO 2021
SABER MAIS

Sempre que vou a um restaurante japonês, penso "Dá-me Edamame" e a refeição começa logo bem. Edamame é mais do que um aperitivo, é um cimento social que solidifica relações inter-pessoais. Se quiseres saber do que estou a falar, lê o meu post.

09 MARÇO 2021
SABER MAIS