
Até 1995 a moda era beber várias coisas em garrafas de plástico vendidas em vending machines. O mais usual era o chá verde, mas nesse ano com o surgimento de uma cadeia de Seattle (Starbucks) o café on the go tornou-se um must.
Durante os anos que se seguiram, começaram a fazer decorações com natas no café até que em 2013 essa arte torna-se 3D e ganha relevo na sociedade.
Também os smoothies tornam-se moda nesse ano.
Essa moda, mantêm-se até o surgimento de Tapioca milk tea em meados de 2018, vindo de Taiwan e atinge o seu pico em 2019, com vendas de 62.4 milhões de ienes (7x mais do que no ano anterior). Surgiram logo novas formas de o servir, tais como em biberões gigantes que proliferaram em Harajuku.
Em 2020, e voltando ao que é natural, talvez devido ao efeito do coronavirus e da importância de produtos saudáveis, as bebidas com fruta natural são a moda. A limonada tornou-se um grande hit, aparecendo de várias formas, cores e combinações. Desde quentes ou frias, a tradicional amarela, ao excêntrico roxo. Desde simples, a combinações com outras frutas, ou até cremes.
Uma loja em Shibuya chamada Lemonado tornou-se num grande êxito devido à sua oferta.
Outra grande fruta que originou uma bebida da moda, é a banana.
Surgiram neste ano mais de 30 lojas em Tokyo que vendem batido de banana. Mas talvez a mais requisitada e líder é a Sonna banana.
Os batidos levam só bananas e leite, nada mais, mas conseguem ser muito doces devido ao método e confeção.
As bananas vindas de mais de 30 países são armazenadas numa sala com temperatura controlada e são verificadas todos os dias para ver as que já estão no ponto de serem descascadas e congeladas. Esse é o segredo para aumentar os níveis de açúcar na banana.
Mais de 1000 bananas são descascadas por dia nessa loja, e as filas são longas, com o devido distanciamento por causa do Covid.
A receita para o batido é simples:
Escolham 3 bananas que tenham já algumas manchas castanhas na casca, e descasquem-nas para depois congelá-las.
Quando quiserem fazer o batido ,tirem o equivalente a 3 bananas congeladas, e juntem 200 ml de leite (eu uso bebida de arroz) numa liquidificadora e batam até ficarem com um batido espesso e saboroso.
Enquanto não é possível ir beber na própria loja este batido de banana, vamos fazendo este para ver se engana.
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.
Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.
O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.
Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.
Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.