Quem és tu no Japão?
Dá-me Edamame

Dá-me Edamame

Edamame

Sempre que vou a um restaurante japonês, a primeira coisa que penso é “Dá-me Edamame”.
Edamame são vagens de feijões de soja que depois de cozidas, e salpicadas com sal, dão um excelente aperitivo. Ideais no Verão, para saborear com amigos e com uma bebida refrescante na mão. Há quem prefira cerveja, eu prefiro sake frio.


Edamame dá que falar

O Edamame é como uma boa conversa, quando se começa, não se pára até não ter mais nada na boca. Ora é a vez de um, ora a vez de outro, todos acabam por ter a sua vez de expressar o que lhes vai na alma, enquanto os restantes têm a boca ocupada a tirar os feijões da vagem.


Sim porque, há uma técnica para comer os Edamame. E é de deixar a boca aberta.


Primeiro devem comer-se quentes, acabados de sair do tacho. Depois de salgados, devemos levar a vagem à boca e com os dentes semi-cerrados puxamos a vagem fazendo com que os feijões fiquem na boca.
Importante: não fazer como eu na primeira vez que comi Edamame, Não comer a vagem inteira! É um erro muito comum para quem nunca provou Edamame. Principalmente quando estamos num país onde tudo é novidade, com costumes muito diferentes dos nossos, como sorver as sopas em alto e bom som, ou comer o peixe cru.
Mas há coisas que são universais, como a amizade que se cultiva à volta de uns aperitivos deliciosos, e de umas cervejas fresquinhas numa tarde de Verão.

 

09 MARÇO 2021

AUTOR: JORGE FERRAO