
Nestes dias de confinamento nada melhor que almoçar algo que soba bem, perdão, saiba bem: Soba com Shitake e alho francês.
A soba é uma massa feita com farinha de trigo sarraceno, farinha de trigo e água das nascentes de cada região do Japão sendo por isso ligeiramente diferente de região para região.
A Soba é normalmente castanha clara, ou beje, e é cozinhada nas mais diferentes maneiras dando uma infinita possibilidade de combinações.
É tão característica do Japão, que é tradição na véspera de ano novo as famílias reunirem-se e comerem uma taça de toshikoshi-soba enquanto ouvem as 108 badaladas dos templos (Jo-ya no kane)
Este costume desenvolveu-se em meados da era EDO (1603-1867), e diz-se que por as massas serem longas, representam longevidade. Nada melhor do que desejar uma longa vida do que no ano novo!
Como disse há muitas maneiras de confecionar Soba, e eu tenho a minha que vou partilhar com vocês:
Ingredientes:
- 1 alho francês
- 200 gr de cogumelos Shitake
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- azeite qb
- 4 colheres de sopa de Sake
- 2 colheres de sopa de Shoyo (molho de soja)
- Uma porção de Soba (normalmente os pacotes vêm com 3 porções)
Como fazer:
Eu prefiro fazer primeiro o acompanhamento da Soba do que a própria, isto porque a soba deve ser comida quente e se ficar muito tempo à espera, seca e cola-se.
Começo por fazer um estrugido ou refugado, conforme prefiram. Para quem não sabe é só deitar um pouco de azeite num wok, e juntar a cebola cortada aos bocadinhos. Depois de ficar ligeiramente translúcida, é só juntar os alhos.
Esperamos uns 3 minutos, para deixar apurar o estrugido em lume médio /alto, e juntamos os cogumelos Shitake previamente cortados em fatias.
Deixar cozinhar um pouco, e antes de deixarmos queimar a cebola juntamos o sake.
A seguir, juntamos o alho francês cortado também ele em fatias e deixamos cozinhar uns 8 minutos ou um pouco mais. Se virmos que temos pouco molho, juntamos um pouco mais de sake.
Quase no final, juntamos o molho de soja deixando apurar mais uns 5 minutos.
Quanto à Soba, mais ou menos a meio do processo ponham a água a aquecer, sem sal.
Juntem a Soba quando a água estiver a ferver, deixando estar uns 6 minutos a ferver (depende de massa para massa, mas normalmente o pacote diz o tempo). Se quiserem fazer da maneira tradicional, é só deixar a água ferver, deitar a Soba para lá, quando a água voltar a ferver contar uns dois minutos e já está!
Por fim é só empratar, e juntar wasabi para quem gosta, ou aguenta.
Vão ver que é tão delicioso que não Soba nada.
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.
Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.
O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.
Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.
Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.