
Sempre que vou a um restaurante japonês, a primeira coisa que penso é “Dá-me Edamame”.
Edamame são vagens de feijões de soja que depois de cozidas, e salpicadas com sal, dão um excelente aperitivo. Ideais no Verão, para saborear com amigos e com uma bebida refrescante na mão. Há quem prefira cerveja, eu prefiro sake frio.
O Edamame é como uma boa conversa, quando se começa, não se pára até não ter mais nada na boca. Ora é a vez de um, ora a vez de outro, todos acabam por ter a sua vez de expressar o que lhes vai na alma, enquanto os restantes têm a boca ocupada a tirar os feijões da vagem.
Sim porque, há uma técnica para comer os Edamame. E é de deixar a boca aberta.
Primeiro devem comer-se quentes, acabados de sair do tacho. Depois de salgados, devemos levar a vagem à boca e com os dentes semi-cerrados puxamos a vagem fazendo com que os feijões fiquem na boca.
Importante: não fazer como eu na primeira vez que comi Edamame, Não comer a vagem inteira! É um erro muito comum para quem nunca provou Edamame. Principalmente quando estamos num país onde tudo é novidade, com costumes muito diferentes dos nossos, como sorver as sopas em alto e bom som, ou comer o peixe cru.
Mas há coisas que são universais, como a amizade que se cultiva à volta de uns aperitivos deliciosos, e de umas cervejas fresquinhas numa tarde de Verão.
Se está interessado em Manga e quer saber curiosidades sobre a Manga em Portugal assista a este vídeo. Para além de uma breve história sobre o surgimento da Manga no Japão e a sua evolução também lhe conto como se comporta esse mercado em Portugal com uma entrevista à editora pioneira de Manga em Portugal: A Devir.
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.
Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.
O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.
Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.