
Hoje ao ver o boletim meteorológico no Japão lembrei-me que faz tempo que não vou a Okinawa.
Isto porque ontem tinha chovido mais num dia em Ishigakijima (uma ilha de Okinawa) do que durante o mês de Maio inteiro. E há razões para isso. Agora começam as monções chamadas Tsuyo no Japão. Começam em Okinawa e vão subindo até Honshû.
Apesar da quantidade enorme de chuva, as temperaturas são amenas e até mesmo quentes.
Eu fui duas vezes a Okinawa. Uma na Primavera, e outra no Outono. As temperaturas eram semelhantes. Aliás eram uma constante.
Okinawa é o Algarve dos Japoneses, com a diferença que não há autoestrada para lá chegar. Só barco ou avião.
As pessoas de Okinawa são mais relaxadas e descontraídas do que as do resto do Japão.
Para quem conhece Cabo Verde é possível fazer uma comparação com o estilo de vida morabeza, com as devidas ressalvas.
Da primeira vez que fui a Okinawa, estive em Okinawa Honto e nas ilhas Kerama.
Fiquei fascinado com a atmosfera que se sentia no ar, e com a simpatia e descontração das pessoas. Eram tão descontraídas que até o mestre de Karate, numa demonstração durante um festival em Nago, bateu com o Jo ( pau de madeira ) na sua própria cabeça e continuou com um sorriso na cara, e um galo na cabeça.
Da segunda vez que fui a Okinawa, estava com a minha mulher e fomos a Ishigakijima.
Quanto mais para sul vamos, mais descontraídas e curiosas são as pessoas, e mais quente é o tempo.
Ishigaki, é a capital e a única cidade da ilha de Ishigakijima e detentora de uma casa de gelados feitos à mão no momento, que são… maravilhosos. Foi o calor que nos levou a entrar na Hau tree gelato, após comermos uma refeição local num restaurante uns metros antes.
Ver o espetáculo de fazer um gelado a partir de um creme e ingredientes frescos que escolhemos em cima de uma placa metálica gelada foi delicioso, mas foi o calor humano da vendedora que nos derreteu.
Não foi só o gelado que foi fantástico nessa ilha. As pessoas, a paisagem, as praias e até o sumo de manga, de que já falei aqui no blog, eram maravilhosos mas o sabor único daquele gelado ficou freezed na minha memória.
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.
Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.
O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.
Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.
Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.