
O Japão está em transformação. Para quem conhece o Japão, não parece novidade nenhuma, já que desde sempre o Japão está em transformação, seja geologicamente, seja sociologicamente.
No meio de tanta transformação, o Japão não perde a sua essência porque o povo japonês teima em manter as tradições e costumes apesar das adversidades.
Exemplo disso foi a lanterna de Asakusa que foi mudada ontem (17 de Abril de 2020) como é hábito, em cada 10 anos, desde 1960. A diferença foi que em vez de milhares pessoas a assistirem a este evento, estiveram pouco mais de 15 pessoas, por causa do Covid 19.
Apesar da adversidade, não se deixou de cumprir a tradição que, chegara alguns anos mais cedo, porque os jogos Olímpicos iriam ser realizados este ano.
A foto que está neste blog (2010) é anterior à última lanterna que datava de 2013 que fora construída por Takahashi Chōchin K.K para Kaminarimon ( O portão do Trovão) do templo Sensoji em Asakusa.
Como as suas antecessoras a grande lanterna mede 3,9 metros de altura e 3,3 metros de diâmetro, e pesa cerca de 700Kg.
No dia 10 de Abril a antiga lanterna foi desmontada e, ontem, a nova montada num local que costumava receber 30 milhões de turistas todos os anos.
A economia japonesa teve que se adaptar nos anos 90 ao rebentamento da bolha económica que deixava a maior economia do mundo de um momento para o outro com um défice, que só agora, nestes últimos anos, começava a recuperar.
A China começou a surgir como alternativa barata de mão de obra, e muitas empresas mundiais começaram a mudar-se para lá. O Japão não foi exceção.
Nestes últimos anos, com o aumento do poder económico chinês, e com a quase total paralisação de fornecimento de partes e bens vindos da China, devido ao Corona vírus, os papéis inverteram-se.
Os japoneses começaram a sentir que depender de terceiros pode ser um problema, e algo a rever para que a sua indústria e economia não parem.
Começou a haver um movimento empresarial, apoiado pelo governo, de repatriamento de empresas com produção fora do país.
Acho que ninguém sabe como vai acabar esta senda económica, mas confesso que sinto algum entusiasmo em poder voltar a ver Made in Japan como nos anos 80.
Se está interessado em Manga e quer saber curiosidades sobre a Manga em Portugal assista a este vídeo. Para além de uma breve história sobre o surgimento da Manga no Japão e a sua evolução também lhe conto como se comporta esse mercado em Portugal com uma entrevista à editora pioneira de Manga em Portugal: A Devir.
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.
Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.
O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.
Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.