
Miso Shiru é, juntamente com a Suimono, uma sopa japonesa com certeza. Muito tradicional e apreciada pelos japoneses ao ponto de mais de 80% do miso produzido no Japão ser para a sopa miso.
Segundo a religião Budista, a sopa miso está na base da alimentação saudável: ichiju issai - uma sopa uma refeição.
Não sei se por isso, seja ao pequeno-almoço, almoço ou jantar, cerca de 75% dos japoneses comem-na pelo menos uma vez por dia.
No Japão, há dois estilos de pequeno-almoço, o japonês e o ocidental.
Adivinhem qual eu escolhia?
Eu prefiro Miso shiru ao almoço ou ao jantar. Não sou muito fã do asagohan (pequeno-almoço japonês).
Não é porque não goste da comida que servem, mas logo de manhã… não é meu prato preferido.
Sei que é saudável, e até já fui aconselhado por uma nutricionista a comer sopa ao pequeno-almoço. Mas não consigo. Dá-me a sensação de ter saltado a manhã e passado logo para o almoço.
Há muitas maneiras de confecionar Miso shiru, mas eu vou dar-vos a minha receita preferida. É baseada na receita de Hideo Dekura.
Ingredientes para 4 pessoas:
Como fazer:
Ferver o dashi num tacho e adicionar tofu e wakame e deixar em lume brando durante 2 minutos.
Adicionar o miso e dissolver.
Tirar do lume e servir em taças individuais.
Acrescentar sementes de sésamo por cima
É simples mas quem me tira miso tira-me tudo!
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.
Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.
O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.
Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.
Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.