
Estamos todos em casa, e para que possamos saborear um pouco do Japão em Portugal eu decidi juntar duas coisas que gosto para ajudar a passar o tempo: Cozinhar e o Japão.
Vou cozinhar um prato japonês duas vezes por semana, para partilhar mais um pouco sobre o Japão, enquanto não podemos ir lá provar in loco.
Okonomiyaki para começar, não só porque é um dos meus pratos preferidos mas também porque a tradução quer dizer algo como “grelhado a seu gosto”.
Já escrevi aqui sobre Okonomiyaki e não quero repetir-me, ao contrário do que faço quando como Okonomiyaki ;)
Mas gostava de falar sobre a primeira vez que comi Okonomiyaki em Osaka com a minha mulher.
Tínhamos chegado de Okinawa e depois de irmos ao Oceanário e de passearmos em Dotombori decidimos experimentar um dos pratos característicos de Osaka: Okonomiyaki.
Entrámos num restaurante da especialidade e foi-nos apontada uma mesa com uma chapa no meio (Teppan). Tinha pedido a minha mulher em casamento nessa viagem, e se existia um clima de paixão no ar, o calor entre nós aumentou ainda mais quando o empregado ligou a chapa e deu-nos a mistura que tínhamos previamente escolhido para nós cozinharmos.
Como todas as primeiras vezes, precisamos de orientações de alguém mais experiente. Desta vez não foi excepção, só que foi em japonês o que tornou um pouco mais difícil a tarefa.
Após algum esforço e suor, lá conseguimos fazer o nosso primeiro Okonomiyaki.
No fim valeu a pena, estava delicioso. Comer uma coisa ao nosso gosto com a pessoa que mais gostamos, no país que mais gosto é Sugoii.
Se quiserem experimentar coisas novas ou matar saudades deixo-vos aqui o link para o post sobre Okonomiyaki que contêm a receita ao meu gosto.
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.
Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.
O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.
Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.
Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.