
Sabe o que é um Ryokan? Sabia que o único Ryokan que existe fora do Japão é aqui mesmo em Portugal? Se está curioso em saber do que estou a falar, não precisa de perder o sono. Bastam poucos minutos da sua vida e vai ver que vai dormir mais descansado.
Um Ryokan é uma estalagem típica japonesa e datam desde o século VIII AD em termos ocidentais, ou seja por volta da era Keiun. A hospedagem mais antiga no mundo é precisamente um Ryokan criado em 705 AD chamado Nishiyama Onsen Keiunkan.
A principal característica é a dos hóspedes dormirem em Futons (que são uns colchões feitos normalmente de algodão e por vezes crina de cavalo) por cima de Tatamis ( que, pode dizer-se, o chão do quarto) Mas não pensem que estão a dormir em cima de madeira ou pedra, não é isso. Tatamis são estrados feitos de palha entrelaçada e que proporcionam uma sensação agradável ao caminhar e até mesmo a sentar-se. O cheiro que exalam também é muito agradável e relaxante.
Mas existem outras características que definem os Ryokan, como deixar os sapatos à porta e andar descalço ou com uns chinelos fornecidos pelo Ryokan. Andar com um roupão ligeiro chamado de Yukata. As famosas Shoji, portas de correr feitas com papel e madeira. O famoso Ofuro, que é um banho japonês, não confundir com Onsen que são as águas termais japonesas e que alguns Ryokan mais modernos podem também oferecer esse serviço.
As refeições tipicamente japonesas. também são uma característica do Ryokan já que normalmente são feitos pela família que os gere.
Mas se não estão a pensar ir ao Japão tão cedo, saibam que podem usufruir de uma experiência de dormir num Ryokan aqui mesmo em Portugal, mais especificamente em Viseu. Chama-se Viseu Ryokan e eu já tive o prazer de lá estar uns dias. O pessoal do Ryokan é muito simpático, especialmente a gerente e proprietária do Ryokan Tânia Bernardo. Se quiser saber mais sobre este Ryokan e a sua história veja o vídeo abaixo.
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.
Com tantos entraves e condicionantes que tem vindo a acontecer neste últimos anos, não ir ao Japão já não é uma questão. Conheça quais as condições para poder finalmente realizar uma viagem de uma vida ou, se for o caso, redescobrir o Japão atual após o isolamento devido ao Covid-19.
O Verão é a época do ano com mais tradições e matsuri no Japão e é também a melhor altura para passar cartão aos amigos e familiares.
Agora já podes FUJIR para o Japão, mas com algumas condições. Se quiseres saber quais são, lê o artigo.
No japão há bonecos e mascotes para quase tudo, até para mandar vir chuva. Teruterubouzo é um boneco muito simples que não só controla o tempo como resiste à passagem do tempo.
Iroha é o equivalente ao nosso ABC. É um pangrama que se transformou numa canção ou ladainha e que a maioria dos japoneses conhecem. O que a torna uma curiosidade para nós, ocidentais, é a sua utilização. Uma forma divertida de ordenar e memorizar um alfabeto.